sexta-feira, 25 de março de 2011

Contando nossa história


No 2º Semestre de 2010 a Câmara Temática 1 do Consea Rio em colaboração com diferentes instituições, iniciou um Mapeamento das Iniciativas de Agricultura Urbana e Educação Alimentar do Município do Rio de Janeiro. 

O Mapeamento abrangeu um conjunto de iniciativas relacionadas com a Segurança Alimentar e Nutricional, num olhar sistêmico, incluindo experiências que se refiram à cadeia alimentar como um todo, que se inicia com a produção (envolvendo também compostagem, produção de sementes e mudas), passa pelo consumo consciente (através de compras diretas de produtores por parte de consumidores) e pela culinária (comprometida com um mundo sustentável, com resgate do prazer e a valorização da cultura alimentar). As experiências de agricultura urbana incluem tanto agricultores familiares (em especial os agroecológicos), quanto hortas de diferentes tipos (escolares, comunitárias, institucionais, medicinais), pomares e quintais urbanos. As experiências de Educação Alimentar envolvem cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, pessoas e grupos voltados para a produção ou promoção de uma cultura alimentar saudável.

Até janeiro de 2011, o mapeamento havia identificado mais de 150 iniciativas, indicando uma grande riqueza de ações e experiências, governamentais e da sociedade civil, existentes no município do Rio de Janeiro: hortas (escolares, comunitárias, institucionais, caseiras, medicinais, em condomínios), hortos, experiências de consumo consciente e solidário. Verificou-se que de uma maneira geral estas experiências são pouco conhecidas e estão isoladas.

Tendo em vista aproximar o Consea destas experiências e criar uma rede que permita o fortalecimento mútuo das iniciativas, bem como uma maior ligação destas com as práticas educacionais e a temática da segurança alimentar, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho envolvendo representantes de iniciativas da sociedade civil e do poder publico com contribuições significativas e que se proponham a atuar junto a escola(s), abrangendo dentro do possível os diferentes bairros e regiões administrativas do município.

Este Grupo de Trabalho se propôs a organizar no primeiro semestre de 2011 cinco oficinas (uma por mês) que servirão como elo de integração entre os participantes e se voltarão para temas considerados significativos. As oficinas serão momentos de trocas de experiências e de reforço à criação de um grupo que atuará em rede e buscará favorecer a apropriação das iniciativas pelo mundo escolar que as cercam. A proposta é criar mecanismos de registro e divulgação das iniciativas existentes, tanto por escrito quanto audiovisual, como elemento de visibilização e de repasse, possibilitando o entendimento das conquistas e desafios.
Consideramos que a Conferência Municipal de Segurança Alimentar, a ser realizada em julho de 2011 é uma oportunidade ímpar para a discussão e proposição de políticas que fortaleçam estas iniciativas, sua articulação e integração com as escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário