segunda-feira, 16 de maio de 2011

Agricultura Familiar e Agroecologia são temas da Semana de Alimentação Escolar

A Semana de Alimentação Escolar 2011, acontece entre 16 e 20 de maio, tem como tema Agroecologia e agricultura familiar: a cidadania cultivada em família.  A cartilha já está disponível: Agroecologia e agricultura familiar: a cidadania cultivada em família.

A Semana de Alimentação Escolar constitui importante estratégia para a promoção da alimentação saudável nas escolas.


Criada em 1959 e instituída no Rio de Janeiro por Decreto Municipal em 2003, a Semana de Alimentação Escolar é oportunidade para estimular a integralidade do ensino, a interdisciplinaridade e a promoção da saúde na escola.
Nesta edição, a proposta é fomentar o debate sobre as formas de produção de alimentos no Brasil, valorizando a agroecologia e a agricultura familiar como caminhos para garantir a segurança alimentar e promover o desenvolvimento sustentável. A discussão fortalece a implementação da Lei 11.947, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e estimula a agricultura familiar, preferencialmente orgânica ou agroecológica.

O objetivo é levantar questões relacionadas à qualidade dos alimentos consumidos atualmente, abordando, entre outras, as seguintes questões:
* Por que as frutas que comemos hoje têm sabor diferente das de antigamente?
* De onde vêm o que comemos?
* Quem planta e como planta?
* Existe apenas um jeito de plantar?
* Existe um jeito certo de plantar?
* A que se propõe cada tipo de agricultura?

>> Saiba mais sobre a Semana de Alimentação Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário