quarta-feira, 4 de maio de 2011

Compostagem: o lixo orgánico uma grande oportunidade !!!

Grupo que assistiu a 1a Oficina de Compostagem na UFRJ

 A oficina de Compostagem foi a 1ª Oficina do GT Agricultura Urbana e Educação Alimentar aconteceu dia 11/02/2011, foi realizada no Restaurante Universitário da UFRJ.

A Compostagem está no início e no final do “ciclo do alimento”: é o adubo para a terra e o destino final do lixo orgânico. Foi uma oficina bastante procurada, demonstrando o interesse que este tema desperta.
O restaurante Universitário da UFRJ acolheu os participantes em clima alegre e hospitaleiro, além de dar todo o apoio para as inscrições e oferecer um delicioso café da manhã e almoço. Aproveitamos para conhecer a experiência deles, que é bastante rica e pode ser vista no relatório da 2ª Reunião do GT.
Três experiências foram apresentadas:
- Revolução dos Baldinhos, da Ong Cepagro, de Florianópolis (Marquito, Rosilene e Maicon)
- do Núcleo de Educação Ambiental – Nea - 10ª Coordenadoria Regional de Educação – Secretaria Municipal de Educação (Álvaro Madeira)
- da Horta Comunitária do Anil  (Rubens e Dirce), que está integrada ao Projeto Hortas Cariocas – Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura  (Júlio Cesar)

Marquito, Rosilene e Maicon expuseram a experiência da Revolução dos Baldinhos. Veja abaixo um vídeo disponível no You Tube com uma entrevista de Marquito na comunidade onde desenvolveram o projeto.
 

Fizeram uma demonstração do método de compostagem utilizado por eles em Florianópolis, que possibilita reaproveitar todo o lixo orgânico (eles compostam até animais mortos!). Na comunidade onde eles atuam atualmente mais de 80 famílias separam o lixo orgânico, que é recolhido 3 vezes por semana. Com isso, diminuiram em muito os problemas com ratos. É uma compostagem “aeróbica” (por isso a ventilação é muito importante) e que esquenta muito o material, ajudando a matar muitos microorganismos maléficos. Veja a sequência das fotos:

Uma base feita de galhos grandes é importante para aerar bem a composteira

Apos colocar os galhos e envolver com o capim seco, pisar sobre para firmar bem

Colocar capim seco por cima dos galhos, e cerragem

Apos colocado o lixo orgânico, cobrir com mais cerragem (em flocos para aerar bem) e um pouco de humus pronto para inocular


Ao final cobrir tudo com capim seco, camada grande.


  É bem diferente do minhocário, que só utiliza cascas e não pode esquentar, porque mata as minhocas.

A riqueza da terra produzida a partir de lixo orgânico (FONTE: CEPAGRO)

O Marquito, do CEPAGRO, nos enviou uma apostila explicativa dos passos do método de compostagem utilizado por eles. Ela foi feita para o banheiro seco (que eles também divulgam), mas o princípio é o mesmo. 


Clique no link para baixar: http://www.4shared.com/folder/MiQGhiLa/arquivos_para_compartilhar.html

Após a apresentação prática do composto, em uma conversa muito rica, o pessoal do Cepagro contou como o projeto começou, como se dá a relação com a comunidade, a luta deles para conseguir que a prefeitura pague pelo lixo que eles reciclam.

Em seguida, Álvaro Madeira, do Núcleo de Educação Ambiental da 10ª CRE, fez uma exposição sobre os diferentes métodos de compostagem e apontou um conjunto de possibilidades para fazer o composto nas escolas. Ele desenvolveu uma metodologia que permite fazer o mesmo método de composto

Depois foi a vez da Horta Comunitária do Anil expor sua experiência – Rubens e Dirce. Júlio Cesar, que trabalha no Hortas Cariocas – Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura expor também um pouco do trabalho realizado.
Seguiu-se um debate sobre as possibilidade existentes. O relatório, disponível para baixar no link "ARQUIVOS DO GT" acima, traz mais detalhes sobre as discussões realizadas, bastante ricas
Duas participantes da oficina fotografaram e documentaram os passos para a elaboração do composto: a Mônica Caetano, que colocou um relato da Oficina de Compostagem no blog do Grupo Santa Horta:  http://santahorta.blogspot.com/2011_02_01_archive.html

 E Ana Lemos, do Grupo “Do meu lixo cuido eu”, de Niterói, que também encaminhou ao Grupo dicas para conseguir mais informações:

Olá Amigos do Gt Agricultura Urbana, Consea Rio,
Encaminho para o Grupo o relato que formatei com fotos da Oficina do marquito "A revolução dos Baldinhos”.< http://www.4shared.com/document/yUEeV0pd/Texto20-20Compostagem2020-20A2.html   

E segue também endereço do Movimento "Do Meu lixo Cuido Eu" de curitiba, eles tem propostas bem legais como o Canteiro por Capilaridade, e Lixeira Viva que é do tipo da Minhocasa.  Eles disponibilizam o passo a passo das proposta para quem quiser replicar em oficinas inclusivas.  http://domeulixocuidoeu.wordpress.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário