segunda-feira, 2 de maio de 2011

Conheça as hortas urbanas e outras soluções locais de segurança alimentar e nutricional do município do Rio de Janeiro... quase 200 iniciativas!!!

A agricultura urbana, ou seja, as iniciativas de produção de alimentos na cidade e no seu entorno, são atividades que precisam ser mais conhecidas e valorizadas. Elas produzem alimentos para complementação alimentar e melhoria da nutrição da população, podem fornecer plantas medicinais e gerar empregos.

Com a preocupação de saber o que existia de agricultura no município do Rio de Janeiro o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - Consea-Rio está fazendo um mapeamento das iniciativas existentes, que abrange um conjunto de iniciativas que estão em consonância com os preceitos de Segurança Alimentar e Nutricional. Foram incluídas experiências que se referem ao ciclo do alimento como um todo, que se inicia com a produção, passa pelo consumo consciente, pela culinária e termina com a compostagem.

O Mapeamento de Agricultura Urbana mostra que existe no município do Rio de Janeiro uma grande riqueza de iniciativas, tanto do poder publico quanto da sociedade civil, que estão isoladas entre si e têm pouca visibilidade pública.

Até março de 2011, quase duzentas iniciativas haviam sido identificadas, abrangendo diferentes tipos de hortas (escolares, comunitárias , institucionais, medicinais), agricultores, quintais urbanos, inciativas de incentivo ao consumo consciente e educação alimentar (feiras, compras coletivas de produtos orgânicos, trabalhos educativos com culinária), hortos e agroflorestas, grupos de assessoria, pesquisa e formação.

Para  visualizar uma lista das iniciativas mapeadas clique aqui.
Para baixar uma listagem completa, clique aqui.

Na parte superior do blog tem uma pasta onde se pode ir diretamente para o mapeamento. Este mapeamento está sendo permanentemente atualizado e periodicamente as novas versões serão disponibilizadas no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário