sexta-feira, 13 de maio de 2011

Consumo cosciente: ato político, experiência sensorial e muito mais!

A quarta oficina do GT, com o tema Consumo Consciente e Educação Alimentar, aconteceu no INAD – Instituto Annes Dias, que nos acolheu em sua sede. Estiveram presentes 38 pessoas.

O INAD é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e é o responsável, entre outras coisas, pela alimentação escolar.  Iniciamos com uma visita à horta do Inad, guiada por Norma. É uma horta com bastante variedade, com ervas medicinais e também frutíferas e também com um cuidado de ser “ornamental”.

Norma apresentando a horta do Inad, durante oficina


Em seguida, Ciça Roxo e Joca Mesquita, ecochefs do Slow Food Rio, apresentaram a “Educação do Gosto, como uma proposta para o consumo consciente”, fazendo uma degustação como exemplo do trabalho proposto pelo Slow Food.  

Assistidos pelos alunos de gastronomia do IBMR, fizeram uma dinâmica de educação do gosto, para percepção dos sabores doce, salgado e amargo. E também uma degustação de uma cenoura orgânica e outra convencional, ficando visível a diferença no sabor.

Dinâmica de educação do gosto: doce, salgado, amargo, azedo

No link a seguir pode-se baixar dois manuais de educação do gosto para crianças e jovens, preparados pelo movimento Slow Food internacional

O intervalo foi com o lanche agroecológico, possibilitando uma boa alimentação e muita troca entre as pessoas, quer trouxeram os alimentos.Copos e talheres de vidro, nada descartável!

Miriam Langenbach na falando sobre a Rede Ecológica
A apresentação da Rede Ecológica enfatizou a importância do papel dos consumidores numa luta desigual, a compra como um ato politico, um consumo diferenciado que pode acontecer de várias formas. Importante é se recuperar o vinculo com o produto e produtor, o produto tem uma história, tem nome e sobrenome.

Finalizando, o Inad trouxe uma visão da alimentação escolar, os dispositivos legais, a organização que foi acontecendo ao longo dos últimos anos, que possibilitou uma oferta em cinco dias na semana de arroz, feijão, legume/verdura, um tipo de fonte de proteína (carne, peixe, frango, ovo) e fruta; o que significou grandes mudanças em relação ao que havia antes. Também a proibição de vendas de produtos industrializados e pouco saudáveis nas cantinas das escolas. 

Ana do Inad encerrou com uma brincadeira “Pé de que?”em que adivinhávamos frente a imagem de árvores, qual seria a fruta.  

Um comentário:

  1. As tendências globais estão mostrando um grande crescimento de iniciativas sustentáveis ​​de alimentação, mesmo desde março de 2009, Michel Obama tem uma horta orgânica que alguns alunos ajudaram a plantar na Casa Branca.
    Em realiadad cada vez mais pessoas estão entendendo a realidade dos limites do planeta e hortas orgânicas são soluções inteligentes, trabalhar a terra é inteligente e, como resultado: uma alimentação consciente e inteligente!

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