quarta-feira, 4 de maio de 2011

Hortas em escolas no município do Rio de Janeiro: situação, obstáculos e perspectivas

O grupo da Oficina na horta do Colégio Pedro II - Realengo
  A 2ª Oficina organizada pelo Grupo de Trabalho do Consea-Rio, com a temática “Hortas Escolares”, aconteceu no Colégio Pedro II, em Realengo.

A oficina incluiu uma visita e exposição da experiência em agricultura urbana do Colégio Pedro II, que tem uma horta, experiência de arborização e está implantando um herbário.


 
Elizabete Ribeiro Silva (educadora da rede municipal do Rio de Janeiro e integrante do Nutes - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, da UFRJ). Elizabete já implantou uma horta na escola onde trabalha e fez sua dissertação de mestrado sobre esta temática. Ela apresentou um histórico das hortas nas escolas municipais, a ressignificação das hortas no contexto urbano, as contribuições e obstáculos encontrados.





A seguir, Angélica Bueno, da Secretaria Municipal de Educação, coordenadora do Programa Saúde na Escola, que envolve três secretarias do município (Educação, Saúde e Assistência Social), apresentou o programa, sua forma de funcionamento, as ações executadas e temas principais. Sua intervenção permitiu pensar interações com o Grupo de Trabalho Agricultura Urbana e também com o Consea e com a temática de Segurança Alimentar e Nutricional, que foram algumas das questões debatidas.

Um momento muito significativo da oficina foi o lanche agroecológico. Uma preocupação do GT é com a coerência de suas ações e por isso achamos importante que a alimentação em todas as atividades realizadas esteja de acordo com as propostas de Segurança Alimentar e Nutricional, incluindo a preocupação de inclusão de alimentos orgânicos e da agricultura familiar. Nos espaços públicos, este ainda é um desafio. Nas oficinas do GT, para viabilizar a alimentação agroecológica, cada pessoa trouxe sua contribuição. As comidas foram deliciosas, de excelente qualidade em todos os sentidos, sendo um momento de confraternização importante.

Produtos agro-ecológicos em grande parte produzidos pelos próprios participantes da oficina

Grão de trigo germinado

O relatório traz mais detalhes sobre as discussões realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário