sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mobilização de recursos para a ação...Políticas Públicas para a Agricultura Urbana e Educação Alimentar

O encerrando do ciclo de oficinas programado para o 1º  semestre de 2011 pelo GT, foi realizado no dia 15/junho de 2011 com a  5a oficina sobre Políticas Públicas para a Agricultura Urbana e Educação Alimentar. Tendo como anfitriã a Associação Terrapia  quem e referência em alimentação viva.



O tema de Políticas Públicas foi abordado de uma forma muita clara pelo Leonardo Melo, da Fiocruz Mata Atlântica, que fez uma exposição sobre o que é uma política pública, como é elaborada e executada, como se pode mudar, convidando aos participantes a uma reflexão sobre a construção e monitoramento das políticas públicas.

Num segundo momento foi apresentado como o orçamento público é uma ferramenta importante para um maior controle social dos nossos governantes e como é possível a qualquer cidadão “aprender a ler” um orçamento público, que é padronizado nos níveis municipal, estadual e federal. Tambén fizemos um exercício de leitura da temática do GT no Orçamento Municipal do Rio de Janeiro de 2011.

O relatório Completo da Oficina pode ser visto neste link, o OrçamentoPúblico também esta disponibilizado.

O tempo foi pouco para “mergulharmos” mais na leitura do orçamento municipal e ficou um gostinho de “quero mais”. Leonardo se disponibilizou a retomar este exercício conosco em outro momento, mas para isso será importante amadurecermos um pouco mais o que queremos e quais são nossas propostas.

Embora tenhamos avançado bastante nas trocas de experiência e num diagnóstico da realidade da agricultura no nosso município e tenhamos muitas iniciativas e muita coisa boa acontecendo, estamos muito longe de ter uma política pública coesa e coerente para a Agricultura Urbana e Educação Alimentar. A grave situação dos agricultores e o desmonte de programas como o Rio Hortas e a Escola Carioca da Agricultura Familiar são exemplos do descaso da prefeitura com a agricultura no município.


A oficina terminou com o compartilhamento de uma refeição de alimentação viva, preparada pelo pessoal da Associação Terrapia. O cardápio incluiu uma farofa com coco germinado, guacamole e uma deliciosa salada orgânica, contando com a colaboração de doações dos participantes e das Hortas Cariocas. Ficou claro uma vez mais o quão rica pode ser a organização de uma alimentação corente com os princípios de uma alimentação saudável e de qualidade.

O próximo passo do Grupo de Trabalho é a participação nas Pré-Conferências e na Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

PS: Um outro relato da oficina, com mais fotos, pode ser visto no blog do Santa Horta, participante do GT, que gentilmente nos cedeu as fotos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário