segunda-feira, 9 de julho de 2012

O trabalho de articulação inciado pelo nosso GT Agricultura Urbana e Alimentação Escolar tem continuado

Car@s amig@s,

Temos ficado algum tempo fora do ar, porém o trabalho de articulação inciado pelo nosso GT Agricultura Urbana e Alimentação Escolar tem continuado.
Hoje queremos contar para vocês que a partir do mes de março de 2012 o Consea Rio tem uma nova gestão, com novos conselheiros e organizações , alguns fazem parte de nosso GT . Também queremos socializar as ações do GT durante estes ultimos meses, e as ações que pretendemos desenvolver, contando com a participação de todos vocês.

1. Ações realizadas
Relembrando um pouco, no mes do outubro de 2011, depois de fazer uma reavalição de nosso trabalho para o segundo semestre do 2011 chegamos a conclusão de que nesse momento a prioridade erade somarmos esforços com as demais Redes existentes no município, especialmente a Rede de Agricultura Urbana.

Como resultado deste trabalho conjunto, a Rede de Agricultura Urbana foi eleita como conselheira, trazendo a participação dos agricultores da zona oeste para o Consea-Rio . Trouxe ainda como uma das prioridades da Câmara temática Permanente 1, na qual o GT está inserido, buscar mecanismos para pressionar pela emissão de DAPs(Declaração de Aptidão ao Pronaf ), uma espécie de “carteira de identidade” da agricultura familiar para o acesso a várias políticas públicas para os agricultores familiares do nosso município.
Gostariamos de compartilhar com vocês uma data muito especial para a Agricultura Urbana da cidade (27 de junho de 2012) , quando o agricultor do município, Pedro Mesquita, da Agrovargem, conseguiu finalmente obter a sua DAP , a primeira de agricultor do municipio! A conquista desta primeira DAP tem um grande significado para todos os que acreditamos que a agroecologia é viável e é a melhor soluçãopara uma cidade não só maravilhosa, mas também sustentável.

Uma única DAP, num universo de cerca de 790 agricultores familiares no município do Rio de Janeiro, segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, pode parecer muito pouco, mas é simbolicamente muito importante, pois reflete o fortalecimento de um conjunto de organizações que participam da Rede de Agricultura Urbana do Rio de Janeiro.

2. Acões previstas
No dia 10 de julho de 2012 das 9:30 as 12:30 na Sala 4 do Subsolo CASS a, Camara Tematica Permanente 1, vai fazer a sua primeira reunião temática aberta sobre o acesso a DAP.

O objetivo principal desta reunião é definirmos junto com grupos, pessoas e organizações que tem acompanhado os agricultores nesta luta, encaminhamentos e formas de pressionar para que os produtores do municipio possam ser reconhecidos como agricultores familiares e possam acessar este direito, legitimando e fortalecendo a agricultura no municipio do Rio de Janeiro.
As ações definidas serão comunicadas no blog nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário